ENTRAR
40 anos e premio nacional de agricultura

 

pedrosa 01pedrosa 02pedrosa 03Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

HLS - "Hybrid Log Shield"

     

    Os efeitos do ruído na saúde do ser humano encontram-se bem identificados, e constituem claramente um impacto significativo na população exposta.
    Existem disponíveis medidas de mitigação deste ruído, usadas frequentemente junto a vias de comunicação, nomeadamente barreiras acústicas.

     

    Por outro lado, a sociedade em geral tem vindo a estar mais desperta para os perigos de exposição a uma outra solicitação, designadamente a das ondas eletromagnéticas, associadas, por exemplo, a comunicações móveis.
    Soluções híbridas que possam conjugar a proteção a estes dois tipos de ondas não se encontram disponíveis, mas serão seguramente uma mais-valia para a sociedade, e uma aposta a considerar no futuro próximo.

     

    Pretende-se, neste projeto, o desenvolvimento de um conjunto de soluções inovadoras e altamente sustentáveis de barreiras em madeira de secção circular, de baixo processamento industrial, baseadas no conceito de cristal sónico, destinadas à minimização dos efeitos do ruído de tráfego e/ou da exposição às radiações eletromagnéticas.

     

    Pretende-se que as soluções a desenvolver possam constituir-se como barreiras eficientes, quer do ponto de vista acústico quer do ponto de vista da radiação, podendo ser implementadas pensando apenas numa dessas componentes, mas podendo também constituir uma solução híbrida que garanta em simultâneo as duas componentes.

     

    Pretende-se ainda que, no caso das barreiras acústicas apenas, seja possível aumentar a transparência à propagação das ondas de rádio por forma a mitigar zonas de sombra, por exemplo, em vias públicas.